segunda-feira, 23 de agosto de 2010

João Nacif e o apoio à Canoagem e ao canoísta


O candidato a deputado estadual João Nacif possui espírito e histórico de desportista. Por isso, apoia os adeptos da filosofa e da prática esportiva, especialmente os canoístas. Assim foi que se tornou o fundador da APACA – Associação Paduana de Canoagem, principalmente em vista dos campeonatos realizados na região e do destaque alcançado pelos paduanos no esporte. Aliás, ele próprio já foi campeão do esporte, e sabe o quanto a categoria necessita de apoio.

Na verdade, embora a canoagem possa parecer algo pós-moderno, talvez por ser um esporte de aventura, seu histórico remonta a tempos bem remotos, ainda no Egito Antigo. Foram os egípcios e os astecas os precursores daquelas embarcações que conhecemos dos livros de História Universal... Sim, aquelas sobre dos quais você está se lembrando: propulsionadas por pás, as “tataravós” das atuais e moderníssimas canoas!... Apesar da analogia, os estudiosos do assunto garantem que o formato da atual canoa só encontrou similaridade com um modelo surgido no século XVI, tempo já bem mais próximo das nossas concepções e identificações históricas. É desse tempo o registro sobre as canoas utilizadas na América do Norte, por exemplo, a deslizarem pelas corredeiras dos rios canadenses... Também existem referências, no mesmo período, aos caiaques usados pelos esquimós. Cinco séculos depois, os ingleses formataram o que hoje se parece com uma canoa ou caiaque moderno.

Conhecedor das características do esporte – e de sua evolução e prática através do tempo –, como desportista e apoiador da canoagem, João Nacif sabe que a sua organização no país é ainda recente, afinal a própria Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) foi fundada há apenas 22 anos, ou seja, em 1988. Apesar disso, a confederação vem desempenhando um belo trabalho, demonstrado pelo empenho de atletas e treinadores dignos de nota.

A adesão e a propagação do esporte explicam os campeonatos existentes no âmbito, destacando-se dentre estes os de Canoagem de descida. Trata-se esta de uma modalidade do esporte em que se busca demonstrar o controle do competidor sobre seu barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível. Aqui se lembre que a Canoagem de descida em corredeiras representou a primeira modalidade a ser praticada no final da década de 70, precisamente em 1979. Logo depois, foi introduzido no Brasil o primeiro kaiak nacional. E, de lá para cá, entre práticas e vitórias em torneios – nacionais e internacionais –, vem se destacando em grande contexto a Canoagem de nossa região. A APACA, por exemplo, vem participando de campeonatos nacionais e mundiais desde 1995. E foi justamente em Santo Antônio de Pádua que aconteceu, em 1996, o primeiro Campeonato Brasileiro de Canoagem de Descida. Desde então, anualmente Pádua se destaca com um ou mais canoístas entre os três primeiros colocados da classificação geral do campeonato no país. Este ano, por exemplo, Santo Antônio de Pádua lidera o Campeonato Brasileiro com o atleta Gustavo Miller Ferreira, que – desde 1998 – acumula cerca de 30 títulos em diversos campeonatos, havendo sido campeão brasileiro por diversas vezes, e agora em 2010 – na Espanha – novamente conquistou o título de melhor das Américas.

João Nacif apoia Gustavo Miller e todos os desportistas que fazem de sua causa mais um motivo para enaltecimento de sua cidade, região e país.

Um comentário:

  1. O Esporte, se apoiado e bem financiado pelas políticas públicas, com certeza será um diferencial na vida de muitos indivíduos empenhados nessa bandeira.

    ResponderExcluir